sábado, 8 de junho de 2013

O Som

SOM:  O som é uma onda e é uma manifestação de energia (sonora), é produzido por vibrações de partículas, e para que estas se propaguem  é necessário que exista um meio material.
Propriedades do som:
  • Altura: Permite distinguir os sons graves dos sons agudos. Normalmente as raparigas tem as vozes mais agudas (ou altas) e os rapazes tem as vozes mais graves (ou baixas).
A altura do som esta relacionada com a frequência da onda sonora:
- maior frequência = sons agudos
- menor frequência = sons graves
  • Intensidade: Permite distinguir os sons fortes dos sons fracos.

A intensidade esta relacionada com a amplitude da onda sonora:
- maior intensidade = maior amplitude
- menor intensidade = menor amplitude












A intensidade do som depende também da:
- distancia a que se encontra a fonte sonora;
- sensibilidade auditiva.

  • Timbre: Permite distinguir sons de fontes sonoras diferentes
Exemplo: A onda sonora produzida de um diapasão é uma onda simples; A onda sonora originada por uma flauta é uma onda complexa.

A) Onda simpes; B) Onda complexa


Propagaçao do som:
A velocidade de propagação difere consoante o meio de propagação do som. A velocidade da propagação das ondas sonoras é mais rápida nos sólidos do que nos líquidos, sendo mais rápida nestes do que nos gases.
A velocidade de propagação do som não depende apenas do estado físico do meio, mas também de outros fatores como por exemplo a densidade ou a elasticidade dos materiais.


Reflexao do som:
  • Eco: consiste em ouvir a repetição de um som que foi produzido instantes antes. O eco resulta da reflexão do som quando este encontra superfícies duras e lisas, mudando assim o sentido da propagação. Para distinguir o som refletido do som original é necessário que exista entre eles um intervalo mínimo de 0,1 s. Se a fonte sonora estiver a pelo menor 17 metros da superfície refletora ouve-se o eco. Se a distancia entre a fonte sonora e a superfície refletora for inferior a 17 metros - Reverberaçao
Refraçao do som:
Resulta da alteração da velocidade de propagação de uma onda e é acompanhada pela mudança de direcção da propagação.

Ressonancia:
Origina um aumento da intensidade do som. A ressonância pode ser usada para amplificar os sons, por isso é que muitos instrumentos musicais tem caixas de ressonância. Ex: numa viola o ar da caixa entra em ressonância com a vibração das cordas e o som é amplificado.

Absorção do som:
Materiais que podem ser utilizados para fazer isolamentos sonoros ou para evitar ecos e fenómenos de reverberação. Exemplos: cortiça, esferovite, la e fibras.
esferovite
cortiça












Difracção do som:









A difracção do som é o fenómeno que está relacionado com a capacidade que o som tem de contornar obstáculos.

Ouvido humano:

1-Pavilhão auricular; 2- Canal auditivo externo; 3- Tímpano  4- Ossículo  5- Labirinto; 6- Trompa de austaquio; 7-Caracol; 8- Nervo auditivo.




O ouvido humano é constituído por ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno.
As vibrações sonoras são captadas pelo ouvido externo (no tímpano) e transmitidas ao ouvido médio, que as amplifica e envia para o ouvido interno.

Espectro sonoro:
O espectro sonoro é o conjunto de todas as frequências possíveis para as ondas sonoras. De acordo com a frequência de a onda sonora, classificam-se os sons em infra-som, som audível e ultra-som. 






Mas nem todos os sons conseguem ser ouvidos e captados pelos seres humanos, muitos sons só alguns seres vivos conseguem ouvir e captar.


Escala decibel:
A escala decibel é uma escala comparativa para avaliar a intensidade dos sons. A unidade utilizada para medir o nível sonoro e o decibel (dB) e o aparelho e o senometro.




Audiogramas:
Através da analise de um audiograma pode concluir-se que para que, um som seja audivel:

  • Se a frequência é pequena a intensidade tem de ser grande;
  • se a frequência é grande a intensidade tem de ser pequena.
Quando o nível sonoro é superior a 130 dB, o som pode provocar uma sensação dolorosa. Sons de intensidade muito elevada podem causar danos irreparáveis ao ouvido. Por exemplo pode causar a surdez.









Sem comentários:

Enviar um comentário